Você sabe o que é o marketing de resposta direta?
As pessoas que conhecem marketing, estudam ou começam a se interessar agora pelo assunto, sabem que existem duas diferentes formas de realizar as tais estratégias de marketing. O primeiro desses é muito praticado por inúmeras empresas no mercado, principalmente, as grandes, o “branding”.
O Branding ou marketing de massa, como é conhecido no Brasil, tem objetivo de se mostrar presente na vida das pessoas. Portanto, a publicidade deve ser constante nesse tipo de ferramenta. Pois, tantos os seus já efetivos clientes, quanto os potenciais clientes devem conhecer a marca, os produtos e os serviços oferecidos.
Dessa maneira, não há maior planejamento sobre como chegar até esse consumidor ou uma melhor forma de abordá-lo. Nessa modalidade, basta que o conteúdo, independente de qual ele seja, chegue às pessoas. O importante é estar em evidência sempre que for possível.
E por que ser tão presente na vida das pessoas faz uma diferença tão grande para uma empresa? Simples, a ideia principal é conseguir veicular a marca da empresa em anúncios o maior número de vezes possível. Pois, quando os clientes forem comprar produtos e ficarem indecisos, escolherão a marca que já ouviram falar.
Portanto, por menor que seja a profundidade do que se passa em uma propaganda, a missão e os valores da empresa, ou as ações que ela se propõe a promover. Muitas vezes, basta que a sua marca esteja na boca das pessoas para conseguir a conversão.
De fato, esse tipo de marketing é eficiente para grandes empresas, dessas que vemos com frequência em impressos, televisão e nas rádios. Mas, e para as pequenas empresas? Para os empreendimentos menores, investir nesse marketing pode ser saltar no escuro. Pois parece uma gota em meio a tempestade de propagandas existentes.
O marketing de resposta direta
Esse tipo de marketing é mais muito eficiente e mais indicado para as pequenas empresas. Ele é focado em uma resposta direta, ou seja, ações que levem os clientes em potencial dar respostas sobre essas ações de maneira imediata. Com essa modalidade será possível perceber nuances importantes do mercado, antes de desperdiçar dinheiro.
As ações estão focadas em fazer com que as pessoas que tem acesso a tal conteúdo busquem imediatamente por formas de contata-lo, seja por e-mail, telefone, redes sociais e outras formas. Ela se distingue do branding porque com ela é possível ter ideia de quais meios estão lhe dando uma melhor resposta, podendo aperfeiçoar a copy.
Isso torna esse tipo de marketing numa ferramenta em se pode ter melhor controle de seu rastreamento. Em publicidades de massa, por exemplo, fica praticamente impossível saber quais ações estão dando certo, de qual veículo ou anúncio veio um determinado veículo.
Com isso em mente você pode começar a medir os seus investimentos. Isso é, quais ações ainda valem o investimento, em qual injetar mais dinheiro e qual parar de fazer. Enfim, com o marketing direto é possível ter uma resposta mais estratificada dos resultados, de modo que seja possível aperfeiçoa-lo.
E, por fim, também ajuda a conhecer melhor o público-alvo. Quais as suas preferências, os nichos que podem ser aproveitados, além de criar ações, ofertas e promoções especificas e direcionadas a esse público.
Interessante.
Artigo muito interessante, irá me ajudar muito em um projeto que estou desenvolvendo.. obrigado pelo post..
Show.
Obrigado pelo post
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
os melhores conteudos eu sempre ncontro aqui
gostaria ade agradecer pelos conteúdos postados aqui nesta págian que contribuem a cada dia para o crescimento intelectual da nossa sociedade.